Mensagem de Reflexão

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Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória. Vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo combatendo seus vícios e controlando suas paixões. A vitória sobre nós mesmos é muito mais difícil. Ela requer mais coragem mais disciplina e mais decisão. Se você não conseguir na primeira vez tente de novo. O simples fato de tentar de novo já será sua primeira vitória. Te desejo um Dia de Vitória !

sábado, 25 de junho de 2011

Qual o impacto do dever de casa na aprendizagem?

O dever de casa é um assunto polêmico que envolve a relação família-escola uma vez que depende da participação dos pais enquanto mediadores no processo de aprendizagem. Muitas vezes é considerado motivo de conflito entre pais e escola e entre o aluno com o professor. Dever de casa é sinônimo de stress? Pesadelo para pais e professores? Avaliação ou punição? Essa é a questão!
O que causa tanto aborrecimento nessa situação? Ressalto que a falta de tempo dos pais, como também o despreparo das famílias em relação à metodologia usada na escola, ou a inabilidade de ensinar, e ainda a dificuldade de estabelecer limites e regras inviabilizam um trabalho harmonioso e proveitoso no sentido da aprendizagem. Apesar do dever de casa ser um contrato entre professor e aluno, isso não isenta a família de se posicionar a favor das recomendações da escola e mostrar-se interessado no rendimento escolar do filho. O que faz falta é justamente a presença educativa.
Ressalto que existem fatores importantes que favorecem a concretização do verdadeiro objetivo do dever de casa. Organizar um ambiente adequado, limitar o tempo para a realização das tarefas e estabelecer um clima de parceria são fundamentais.
De um lado o dever de casa é definido como necessidade de revisão daquilo que foi desenvolvido na escola, e do outro lado é considerado como fator primordial para o desenvolvimento do compromisso e responsabilidade do aluno.  Isso é fato!  Ao se definir que é o desenvolvimento de estruturas que permitem processar a aprendizagem, o dever de casa assume o papel de articulador no processo. Esse momento envolve o processamento das informações, a busca e ativação da memória bem como dos conhecimentos armazenados e a valorização dos princípios básicos de um cidadão.
Criança que assume a responsabilidade pelos deveres de casa cresce e se torna um adulto responsável que cumpre com suas obrigações, que respeita seus limites e que obtém sucesso em suas metas e objetivos.
O dever de casa é recurso de aprendizagem uma vez que desenvolve as habilidades de leitura, análise e reflexão. Ajuda o aluno a planejar seus estudos, aprender a estudar criando suas próprias estratégias, formar hábitos de leitura, organização e capricho, e desenvolver o raciocínio. É no momento do dever de casa que o aluno aplica os conhecimentos que aprendeu para resolver novos problemas.
Fazem-se necessário ressaltar que os deveres de casa devem ser considerados desafios, que exijam o pensar do indivíduo para solucioná-la, com uma atitude ativa.  Ao propor um problema o professor incentiva o aluno a buscar, investigar, utilizar a intuição, aprofundar o conjunto de conhecimentos e experiências anteriores e elaborar uma estratégia de resolução. Isso é diferente de um exercício que visa mecanizar/automatizar determinados procedimentos. Uma tarefa nesse nível possibilita o processo de aprendizagem, no sentido de torná-lo ágil, real e eficaz.
Reflita sobre isso! O importante é a discussão sobre a forma e sobre a melhor maneira de fazer das tarefas um instrumento a favor do desenvolvimento do aluno nas dimensões do ser, do fazer, do conviver e do aprender.

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